Publicidade e imagem: a epifania na confluência da iconicidade e das tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.4013/5055Resumo
Este artigo contempla questões vinculadas à publicidade e às imagens pertencentes ao domínio das representações visuais. Propomonos a averiguar em que medida é possível propiciar momentos de epifania atrelados às imagens veiculadas nas peças publicitárias impressas que, também via tecnologias, potencializam os seus aspectos qualitativos. A partir das noções de beleza e do sublime de Burke e Kant, do sublime tecnológico de Costa e da semiótica peirceana – categorias fenomenológicas, ícone –, traçamos um percurso para vincular momentos de epifania aos aspectos qualitativos da imagem. Valemo-nos também de breves análises de imagens de peças publicitárias. A relevância destas reflexões está no fato de se enfatizar a importância da leitura de imagens.
Palavras-chave: publicidade, imagem, sublime tecnológico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.