Para além das notícias: o jornal, sua identidade, sua voz
DOI:
https://doi.org/10.4013/5047Resumo
O artigo discute a hipótese da existência de uma voz discursiva geral, que pode ser identificada em cada veículo jornalístico, para além de uma notícia ou de um conjunto de textos. Observando diferenças e modos de articulação entre a notícia e os veículos jornalísticos, o estudo retoma criticamente reflexões oriundas da análise do discurso e de autores como Eric Landowski e Maurice Mouillaud, e explora os desafios teórico-metodológicos relacionados à percepção do jornal como sujeito semiótico e agente discursivo.
Palavras-chave: jornal, notícia, discurso, narrativa, voz.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.