A identidade feminina na recepção de moda em revista

Autores

  • Daniela Schmitz
  • Jiani Bonin

DOI:

https://doi.org/10.4013/5040

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa que buscou investigar a recepção de editoriais de moda da revista Elle, considerando os sentidos, usos e apropriações realizados pelas leitoras residentes na cidade de Porto Alegre/RS e sua relação com a identidade feminina. O texto recupera as linhas gerais da proposta teórico-metodológica construída para alicerçar a pesquisa, analisando o papel da mídia na configuração do consumo de moda, a perspectiva de compreensão da recepção como lugar de produção de sentidos, a mediação da identidade feminina e as estratégias metodológicas construídas a fim de estudar com consistência e especificidade a problemática. Discute também os resultados da pesquisa, pontuando as relações que se estabelecem entre a identidade feminina e o consumo da moda na revista investigada.

Palavras-chave: identidade feminina, moda, recepção de revista.

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Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres