Paradoxos do programa popular televisivo como agenciador de visibilidade social no espaço urbano contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.4013/4662Resumo
Este artigo trata de uma possível leitura da construção discursiva do espaço urbano contemporâneo pelo programa televisivo soteropolitano Que venha o Povo!. O objetivo central é explicitar articulações entre noções espaciais oriundas de diferentes campos e aspectos relativos à enunciação. Para isso, tomamos o referido programa como estudo de caso, partindo do fato de que o espaço construído discursivamente circunscreve-se aos limites dos bairros não nobres da capital baiana e que tal posicionamento promove visibilidade a espaços e indivíduos em geral invisíveis, socialmente e no ambiente do jornalismo de referência local. A Análise do Discurso francesa possibilita compreender a orientação do discurso, permitindo observar com acuidade as relações enunciativas estabelecidas entre os regimes de significação implicados na construção do sentido espacial veiculado pelo programa em relação direta com sua natureza audiovisual.
Palavras-chave: visibilidade social, espaços urbanos, programa televisivo.Downloads
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