Plataformização, marcas de moda e metaverso: um olhar sobre o Gucci Town

um olhar sobre o Gucci Town

Autores

  • Paula Regina Puhl
  • Roberto Tietzman PUCRS, Porto Alegre, RS
  • André Fagundes Pase

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.05

Resumo

O artigo investiga como a marca Gucci se apropriou de plataformas de metaverso tendo como foco a análise do ambiente digital Gucci Town (2022) no Roblox. O levantamento bibliográfico traz conceitos e discussões sobre plataformas digitais e a promoção de moda. A base metodológica acompanha os estudos de plataformização (POELL et al, 2020) que tensionam as questões teóricas e a análise dos dados empíricos. Foi desenvolvido um modelo metodológico de observação de metaversos, aplicado em Gucci Town. Entendemos que a marca explorou as possibilidades do Roblox para promover e reforçar o seu posicionamento junto ao público presente na plataforma. A venda de produtos digitais para avatares e as atividades gamificadas, colaboraram para o possível engajamento com consumidores mais jovens, sem deixar de reforçar o legado da marca centenária.

Biografia do Autor

Roberto Tietzman, PUCRS, Porto Alegre, RS

audiovisualidades

Downloads

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres