Plataformização, marcas de moda e metaverso: um olhar sobre o Gucci Town
um olhar sobre o Gucci Town
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.05Resumo
O artigo investiga como a marca Gucci se apropriou de plataformas de metaverso tendo como foco a análise do ambiente digital Gucci Town (2022) no Roblox. O levantamento bibliográfico traz conceitos e discussões sobre plataformas digitais e a promoção de moda. A base metodológica acompanha os estudos de plataformização (POELL et al, 2020) que tensionam as questões teóricas e a análise dos dados empíricos. Foi desenvolvido um modelo metodológico de observação de metaversos, aplicado em Gucci Town. Entendemos que a marca explorou as possibilidades do Roblox para promover e reforçar o seu posicionamento junto ao público presente na plataforma. A venda de produtos digitais para avatares e as atividades gamificadas, colaboraram para o possível engajamento com consumidores mais jovens, sem deixar de reforçar o legado da marca centenária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.