"Alexa, você é uma mulher?”
gênero e tecnologia no caso das assistentes digitais
Resumo
Este artigo visa contribuir para as discussões em torno das relações de gênero e das tecnologias digitais, tendo em vista o caso específico das inteligências artificiais conversacionais e o uso predominante de vozes e personalidades femininas. Para tanto, analisamos as assistentes pessoais digitais Siri (Apple), Alexa (Amazon), Cortana (Microsoft) e Google Assistente (Google) tendo em vista as tarefas realizadas prioritariamente por esses dispositivos no âmbito doméstico. Apresentamos dados empíricos sobre as percepções dos usuários brasileiros das assistentes digitais com recorte específico de gênero, obtidos a partir de formulário quantitativo (n=501) e de entrevistas em profundidade (n=14). Identificamos, a partir da análise, a preferência dos usuários por vozes femininas e discutimos os principais motivos apontados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.