Experiências discentes no ensino remoto emergencial de Publicidade e Propaganda
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.08Resumo
Este artigo apresenta um recorte das reflexões e descobertas da investigação teórico- empírica “Os jovens publicitários em (de)formação em tempos de pandemia: experiências discentes no ensino remoto emergencial de publicidade e propaganda” (CURCEL, 2021), que teve como técnica de coleta de dados a aplicação de uma survey de autopreenchimento, disponibilizada on-line por meio da plataforma Google Forms. De caráter exploratório, a pesquisa buscou compreender a situação dos sujeitos em posição de aprendizes, dos cursos de Publicidade e Propaganda de Curitiba/PR, durante o ensino remoto emergencial, em tempos de pandemia da Covid-19. A partir do objetivo identificamos: perspectiva estudantil pessimista em relação às experiências de ensino em meio a pandemia; vivência universitária marcada por desafios impostos pelo isolamento social, como cansaço físico e mental, fragilidade psicológica e econômica, que corroboram para um enfraquecimento da motivação pessoal, concentração, engajamento e aproveitamento das disciplinas por parte estudantil; prejuízo na formação dada a impossibilidade de acesso aos softwares, recursos, equipamentos e espaços físicos das universidades para socialização; reprodução de lacunas do ensino presencial no on-line, transferindo para as aulas remotas em tempos de pandemia problemas historicamente reconhecidos como entraves do sistema educacional superior brasileiro em publicidade. A despeito dos obstáculos enfrentados, há potencial a ser explorado em aulas on-line, se ministradas em condições normais, isto é, não emergenciais.
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