Redatores em plataformas freelancers
uma revisão de literatura da plataformização do trabalho publicitário
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.13Resumo
Apresentamos uma revisão de literatura a respeito de uma investigação corrente acerca de questões éticas que afetam profissionais de redação em plataformas, a partir da perspectiva do mercado publicitário. Sendo assim, reunimos os principais achados da etapa de pesquisa da pesquisa, que compreende teses e dissertações, além de artigos publicados em anais de eventos e periódicos, sobre as temáticas do trabalho freelancer e a plataformização do trabalho (Grohmann, 2021) na publicidade. Notamos como a plataformização perpassa a rotina laboral a partir dos seus modelos de negócio digitais e colaborativos, gerando transformações no consumo e fragmentações nas identidades de redatores. Tal cenário revela contradições no sujeito, que é interpelado pelos discursos do empreendedorismo (Casaqui, 2018) e pela ilusão de liberdade na atividade criativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.