Do estilo de vida às telas:

as narrativas de consumo na série “A Magia do Dia a Dia” com Marie Kondo

Autores

  • Manuela Corral Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Carolina da Silva Barbosa Cirino Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.07

Resumo

O presente trabalho concentra-se na análise da construção comunicacional acerca dos modos de consumo na série “A Magia do Dia a Dia”, do ano de 2021, da escritora especialista em organização pessoal Marie Kondo, e divulgados no canal de streaming Netflix. O intuito da pesquisa centra-se em compreender a relação que se estabelece entre sujeitos, os objetos materiais e a ideia de felicidade no seriado. Para isso, foram analisados os três episódios da série, sob a ótica do Consumo, da Cultura Material e, sobretudo, da Comunicação, em observação aos argumentos abordados e reforçados ao longo da narrativa da série, a fim de entender como estas são sustentadas na série. Este estudo também observa a utilização mercadológica do pensamento abordado no seriado, enquanto parte de uma estratégia publicitária, na venda de diferentes produtos na indústria do entretenimento. Percebe-se que os objetos, tanto na filosofia de Kondo quanto na narrativa abordada na série, são compreendidos e representados para além de seu caráter utilitário, em representações de sentidos que consideram o caráter afetivo dos bens de consumo.

Biografia do Autor

Manuela Corral, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

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Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres