Do estilo de vida às telas:
as narrativas de consumo na série “A Magia do Dia a Dia” com Marie Kondo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.07Resumo
O presente trabalho concentra-se na análise da construção comunicacional acerca dos modos de consumo na série “A Magia do Dia a Dia”, do ano de 2021, da escritora especialista em organização pessoal Marie Kondo, e divulgados no canal de streaming Netflix. O intuito da pesquisa centra-se em compreender a relação que se estabelece entre sujeitos, os objetos materiais e a ideia de felicidade no seriado. Para isso, foram analisados os três episódios da série, sob a ótica do Consumo, da Cultura Material e, sobretudo, da Comunicação, em observação aos argumentos abordados e reforçados ao longo da narrativa da série, a fim de entender como estas são sustentadas na série. Este estudo também observa a utilização mercadológica do pensamento abordado no seriado, enquanto parte de uma estratégia publicitária, na venda de diferentes produtos na indústria do entretenimento. Percebe-se que os objetos, tanto na filosofia de Kondo quanto na narrativa abordada na série, são compreendidos e representados para além de seu caráter utilitário, em representações de sentidos que consideram o caráter afetivo dos bens de consumo.
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