A atenção produz valor?
Os equívocos da teoria do valor atenção
Resumo
A partir de uma crítica à economia da atenção centrada na relação entre atenção e valor, o objetivo deste artigo é desfazer três equívocos da chamada teoria do valor atenção: a atenção valoriza a informação; a atenção é uma forma de trabalho produtivo; e a atenção funcionalizada em interfaces técnicas avançadas torna-se uma forma de produção. Baseado em pesquisa bibliográfica, este artigo aborda referencias da economia política da comunicação, teoria do valor atenção e economia da atenção
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.