Desejo Algorítmico na Perspectiva da Sociedade da Exposição:
Uma Análise sobre Aplicativos de Relacionamento
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.02Resumo
O artigo aborda como os aplicativos de relacionamento estão inseridos em um paradigma da Sociedade de Exposição e de que forma a produção de desejos traz mudanças ao buscar parceiros para relações afetivo-românticas e afetivo-sexuais. O objetivo desta pesquisa é identificar como o uso político das imagens é utilizado dentro desta lógica e mantém um movimento exibicionista-voyeurista. Para isso, escolhemos quatro aplicativos de relacionamento com o maior número de downloads e usuários ativos (Tinder, OkCupid, Bumble e Happn). A partir da referência trazida por Bernard E. Harcourt, queremos problematizar como a arquitetura desses aplicativos de relacionamento reforça essa lógica e favorece os modelos de negócios que operam nesse contexto vigente. Optamos por uma análise comparativa entre esses quatro aplicativos. Os resultados trazem observações importantes sobre padronizações das aplicações, primazia no uso da imagem e, também, novos questionamentos importantes sobre mudanças nas relações a partir das mudanças ocorridas.
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