Desejo Algorítmico na Perspectiva da Sociedade da Exposição:

Uma Análise sobre Aplicativos de Relacionamento

Autores

  • Luciana Ribeiro Rodrigues Universidade Federal do ABC
  • Sérgio Amadeu da Silveira Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.02

Resumo

O artigo aborda como os aplicativos de relacionamento estão inseridos em um paradigma da Sociedade de Exposição e de que forma a produção de desejos traz mudanças ao buscar parceiros para relações afetivo-românticas e afetivo-sexuais. O objetivo desta pesquisa é identificar como o uso político das imagens é utilizado dentro desta lógica e mantém um movimento exibicionista-voyeurista. Para isso, escolhemos quatro aplicativos de relacionamento com o maior número de downloads e usuários ativos (Tinder, OkCupid, Bumble e Happn). A partir da referência trazida por Bernard E. Harcourt, queremos problematizar como a arquitetura desses aplicativos de relacionamento reforça essa lógica e favorece os modelos de negócios que operam nesse contexto vigente. Optamos por uma análise comparativa entre esses quatro aplicativos. Os resultados trazem observações importantes sobre padronizações das aplicações, primazia no uso da imagem e, também, novos questionamentos importantes sobre mudanças nas relações a partir das mudanças ocorridas.

Biografia do Autor

Luciana Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Comunicação e Sociedade e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autora do livro "We are anonymous: a importância da espontaneidade para eficácia comunicacional em ações hacktivistas no Brasil".

Sérgio Amadeu da Silveira, Universidade Federal do ABC

Sérgio Amadeu da Silveira é doutor em Ciência Política. Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. Foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). É ativista do software livre.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres