Inteligência Artificial, Comunicação e Enganação
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.01Resumo
Este ensaio é a tradução de uma versão revisada e adaptada da introdução do livro Deceitful Media: Artificial Intelligence and Social Life after the Turing Test, de Simone Natale, publicado pela Oxford University Press em 2021. Focando especificamente em inteligências artificiais comunicativas, o livro nos convida a reformular a questão-chave sobre a IA: não o quão inteligentes as máquinas são, mas o quão inteligentes elas parecem ser. O que chamamos de "IA" não é, portanto, uma forma de inteligência, mas sim um reflexo do usuário humano, pois tecnologias como assistentes de voz utilizam a dinâmica da projeção e do estereótipo como meio de alinhamento com nossos hábitos e convenções sociais existentes. Este trecho apresenta os principais argumentos do livro e introduz a noção de "enganação banal", descrevendo mecanismos e práticas enganosas que estão inseridas em tecnologias de comunicação e contribuem para sua integração na vida cotidiana. Também discute a relação entre estudos de comunicação e mídia e IA, além de defender a utilidade de uma perspectiva que enquadra a IA dentro da história e da teoria da mídia.
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