Regimes de verdade na pandemia de Covid-19: discursos científicos e desinformativos em disputa no Youtube
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.08Resumo
Apesar dos esforços para combater a desinformação em meio a um cenário de infodemia, o YouTube tem sido um espaço proeminente para a circulação de boatos, fake news e desinformação relacionados a Covid-19. Este artigo tem como objetivo contribuir, a partir da observação de discursos circulantes na plataforma no Brasil ao longo de 2020, para a compreensão do processo de produção social de sentidos sobre a pandemia. Buscamos especificamente compreender as disputas pela produção de “verdades” entre narrativas imprecisas e contraditórias e discursos científicos. Adotamos procedimentos metodológicos mistos, combinando análise de redes sociais e análise de conteúdo, para identificar a teia de relações estabelecidas entre vídeos em circulação no YouTube a partir da combinação entre os termos "Sars-Cov 2", “coronavírus” ou “Covid-19” ao termo "verdade". Investigamos ainda de que forma a autoridade epistêmica é acionada em seis produções de maior destaque do universo coletado. Concluímos que as mediações algorítmicas da plataforma são relevantes para a popularização de discursos alternativos às instituições hegemônicas nas disputas discursivas sobre a pandemia. O levantamento também aponta para a relevância de signos e símbolos de autoridade epistêmica “tradicional”, que por vezes parecem substituir a apresentação de evidências científicas produzidas acerca da doença no período analisado.
Palavras-chave: desinformação científica. YouTube. Covid-19. disputas epistêmicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.