Acontecimento, sentidos e afetação:
a queda do avião da Chapecoense no jornal Folha de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.13Resumo
O artigo analisa a constituição da queda do avião que transportava o time da Chapecoense, em 2016, enquanto um acontecimento, a partir da cobertura jornalística realizada pela Folha de S. Paulo. O objetivo é identificar o modo como se dá a construção narrativa do acontecimento e o tipo de afetação que produz em diferentes públicos ou grupos sociais. A análise mostra vários sentidos acionados para interpretar o acontecimento (maior tragédia do futebol, desastre, acidente, fatalidade e crime). Mostra ainda um acontecimento com grande poder de afetação pelo alto número de vítimas fatais e seus vínculos (futebol, imprensa e empresariado), bem como públicos que atuaram menos na discussão sobre as causas e responsabilidades pela queda do avião e mais na expressão de certos valores sociais, como a solidariedade
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.