Codificação preditiva e crença religiosa
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2018.193.12Resumo
Neste artigo investigo as implicações epistêmicas de uma teoria recente da cognição religiosa que se baseia na codificação preditiva. A teoria argumenta que certas experiências são fortemente moldadas pelas crenças prévias (religiosas) de um sujeito e, desse modo, torna os crentes religiosos propensos a detectar agentes invisíveis. A teoria é uma atualização das teorias mais antigas da cognição religiosa, mas se afasta delas de maneiras cruciais. Avaliarei as implicações epistêmicas reformulando os argumentos existentes baseados em outras teorias (antigas) da cognição religiosa.
Palavras-chave: ciência cognitiva da religião, codificação preditiva, epistemologia da crença religiosa, Epistemologia confiabilista, a condição de segurança para o conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.