Teoria evolucionista em movimento: novas perspectivas sobre evolução na ciência cognitiva da religião
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2018.193.08Resumo
Este artigo discute o uso da teoria evolutiva na ciência cognitiva da religião (CCR), com especial atenção para questões críticas e novos desenvolvimentos. Na primeira parte do artigo, discutirei a definição de evolução e descreverei a Síntese Moderna (ou teoria neodarwiniana). Em seguida, considerarei várias perspectivas evolucionárias em CCR, incluindo psicologia evolutiva, seleção sexual, co-evolução de cultura de genes e evolução cultural. Finalmente, abordarei os problemas da Síntese Moderna e apresentarei uma nova abordagem baseada na teoria das redes, com potenciais aplicações para o estudo de sistemas biológicos e culturais.
Palavras-chave: ciência cognitiva da religião, evolução, síntese moderna, evolução cultural, redes reguladoras de genes, evo-devo, aprendizagem profunda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.