Grice sobre racionalidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2018.193.05Resumo
Meu objetivo principal neste artigo é argumentar que o conceito de racionalidade é central na filosofia de Grice. Grice não afirma isto explicitamente, mas, em várias ocasiões ao longo de sua obra, ele indica que racionalidade é um conceito chave, o qual possibilita tanto a prática conversacional, quanto o desenvolvimento de teses filosóficas. Com o intuito de mostrar a importância da racionalidade para Grice, irei analisar sua obra em três aspectos: (i) lógico e teleológico; (ii) ético e metaético; e (iii) linguístico e pragmático. Em meu ponto de vista, em todos os aspectos racionalidade é fundamental. Na verdade, uma adequada caracterização de algumas de suas discussões filosóficas somente é possível através desse conceito. Além disso, pretendo mostrar as relações mantidas entre racionalidade e outros conceitos básicos em Grice.
Palavras-chave: Grice, racionalidade, valores, pragmática, construtivismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.