Lei natural e “dominium”: uma análise sobre a fundamentação dos direitos humanos em Domingo de Soto
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2017.183.15Resumo
O artigo em questão visa perscrutar o entendimento de Domingo de Soto sobre a lei natural e sua projeção para a análise dos direitos humanos. Partindo de Tomás de Aquino, o autor segoviano situa o instituto do “dominium” no espectro de exigências da lei natural, submetendo-o à tábua dos princípios primeiros da razão prática. No artigo ora proposto, buscamos sondar o tecido analítico presente em duas de suas obras: De Iustitia et Iure e Relectio de Dominio.
Palavras-chave: lei, dominium, direito, razão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.