Revitalizando a democracia através da desobediência civil
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2016.172.04Resumo
A desobediência civil é uma forma generalizada de protesto político usado pelas minorias para fazer ouvir suas vozes em sociedades democráticas. Trata-se de um mecanismo de participação no processo de formação da opinião pública e de intervenção, via negativa, no processo legislativo. Ao exercê-la, os cidadãos podem afirmar sua autonomia pública diante de decisões sérias que, sob sua perspectiva, minam os valores em que a sociedade se baseia. Esta forma de dissidência política é, portanto, um instrumento altamente valioso para revitalizar os fundamentos participativos da democracia representativa.
Palavras-chave: desobediência civil, democracia representativa, participação política, cidadania, mudança social, Arendt, Habermas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.