Wearable Robots em fisioterapia: um passo na direção de transumanismo ou um instrumento ecológico?
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2016.172.03Resumo
No presente artigo, queremos discutir como o desenho de Wearable Robots, ou seja, dispositivos tecnológicos utilizados para restaurar a possibilidade de caminhar e para restabelecer a vida humana “normal”, a fim de respeitar a autonomia, a liberdade ea natureza humana, não devem necessariamente ser antropomórfico, não é necessário que conduza a transumanismo. Para discutir adequadamente este tema, vamos considerar vários aspectos da questão: a diferença entre restaurar e melhorar, ou seja, a diferença entre considerar a natureza humana como normativa, ou a vontade (ou os desejos) como o principal critério de escolha; a diferença entre a exceder os limites da natureza humana (ou seja, o human enhancement), e restaurar funções humanas; a natureza da função em si. Vamos introduzir uma noção “fraca” de autonomia e liberdade, que lidam com a reabilitação e mobilidade, a fim de avaliar o uso de Wearable Robots na medicina de reabilitação. Por isso vamos argumentar que as menos restrições os pacientes têm, mais livres que são. Todos estes aspectos implicam também uma ideia antropológica e ecológico, já que têm a ver com a relação do ser humano com seu ambiente.
Palavras-chave: ecologia humana, wearable robots, transhumanismo, antropomorfismo, Arne Næss, ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.