O discurso de proteção aos direitos humanos e a dominação periférica

Autores

  • Leilane Serratine Grubba Programa de Pós-Graduação em Direito -UFSC
  • Horácio Wanderlei Rodrigues PPGD-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2012.132.05

Resumo

O trabalho tem como objetivo investigar a concepção de direitos humanos a partir do ângulo da influência ideológica discursiva, bem como o seu consequente resultado no contexto material no qual estamos inseridos, principalmente na realidade brasileira. O objetivo específico é a investigação do discurso de proteção dos direitos humanos enquanto estratégia vinculada à legitimação das atividades políticas e jurídicas dos países desenvolvidos para o reforço das relações de dependência por meio da imposição de comportamentos determinados. Enfim, quando falamos de direitos humanos, visamos abordar a noção de direitos humanos na concepção de quem e para quem está destinado. 

Palavras-chave: direitos humanos, legitimação, dominação periférica.

Biografia do Autor

Leilane Serratine Grubba, Programa de Pós-Graduação em Direito -UFSC

Doutorado em andamento em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É aluna pesquisadora dos projetos NECODI (Núcleo de Estudos Conhecer Direito), sob a orientação do professor Doutor Horácio Wanderlei Rodrigues, USM (Universidade sem muros), sob a orientação do professor Doutor Alexandre Moraes da Rosa, e Direito e Literatura, sob a orientação do professor Doutor Luis Carlos Cancellier de Olivo, todo vinculados à UFSC. Currículo lattes http://lattes.cnpq.br/2294306082879574. Email: lsgrubba@hotmail.com.

Horácio Wanderlei Rodrigues, PPGD-UFSC

Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição na qual é professor titular, lecionando na Graduação e na Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2012-03-12

Edição

Seção

Artigos