Filosofia e mulheres: implicações de uma abordagem da ética a partir de uma perspectiva de gênero
Resumo
Uma suposta incompatibilidade natural das mulheres com o saber é afirmada ao longo da tradição ocidental. O presente trabalho trata da relação das mulheres com o exercício do pensamento, enfocando três aspectos: (1) a mulher como sujeito do discurso filosófico; (2) a mulher como objeto do discurso filosófico; (3) as mulheres como leitoras da filosofia. Uma atenção especial será dada ao terceiro desses momentos, quando procuraremos evidenciar possíveis implicações – teóricas e práticas – de uma releitura crítica da ética a partir de um ponto de vista de gênero.
Palavras-chave: androcentrismo, universalismo abstrato, crítica, ideologia sexista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.