As aporias da revolução: rupturas dialéticas e ritualização do poder
Resumo
O artigo discute a perspectiva sartriana, acerca do conceito de revolução, criticando o viés marxista na forma historicamente vivida, no contexto do leste europeu. Procura-se evidenciar as razões apresentadas por Sartre em Questão de Método e Crítica da Razão Dialética, obras que analisam o fechamento doutrinário da dialética e as suas manifestações dogmáticas. A aporia registrada atinge o próprio conceito de revolução, ainda que Sartre resgate a vigência das teses originais de Marx.
Palavras-chave: aporia, racionalidade, crítica, marxismo, revolução, dialética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.