“Simultaneidades” kierkegaardianas em H-G. Gadamer
Resumo
Com este texto pretendo descobrir e mostrar a presença e a força do pensamento de Kierkegaard na obra de Hans-Georg Gadamer. Embora não seja o filósofo mais citado [explicitamente] por Gadamer em sua obra, com esta reflexão procurarei justificar que a própria elaboração da hermenêutica filosófica deve-se fundamentalmente à filosofia de Kierkegaard. Farei isto mostrando, num primeiro momento, o horizonte filosófico da recepção de Kierkegaard na Alemanha, indicando os caminhos percorridos pela filosofia kierkegaardiana até chegar em Gadamer. No segundo momento, abordando citações de Gadamer sobre Kierkegaard, presentes principalmente em Verdade e método I e II, retomarei temas, problemas e conceitos kierkegaardianos que alimentam a hermenêutica filosófica gadameriana segundo três “níveis” distintos de conhecer, a saber, o estético-religioso, o ético e o epistêmico-ontológico.
Palavras-chave: simultaneidade, facticidade, existência, hermenêutica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.