A ética e a política entre a razão e o mercado
Resumo
Neste texto, quero analisar, sob a perspectiva da moral, os elementos definidores da arquitetura do socialismo e do liberalismo. Pretendo mostrar que ao lado da análise econômica e do cientificismo histórico, o programa moral dessas escolas de pensamento é uma chave privilegiada para se entender a bifurcação em que os movimentos sociais foram colocados nas disputas políticas travadas no último século e meio. No desenvolvimento desta idéia, escolho como via de investigação o tema da ética na política. Para a análise dos fundamentos morais de ambas as correntes, confiro à noção de valor uma posição central e recorro a exponentes do pensamento moral moderno, especialmente a Kant e à filosofia moral empírica de Hume. O valor é, então, na última parte do texto, tomado como eixo para a discussão das relações entre ética e política no escopo do debate entre socialismo e liberalismo.
Palavras-chave: socialismo, liberalismo, ética, política, valor.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.