World Wide Polis
Resumo
Este artigo pretende fazer algumas observações para a Filosofia Política contemporânea. Parte-se da premissa de que o ser humano sempre colabora e luta, vive e morre em alguma polis. Mas reconhece hoje a emergência de uma nova polis: a World Wide Polis. Esta polis implicará uma reengenharia conceitual que supere as noções tradicionais de tempo e espaço, cultura e natureza herdadas. Interconectada mundialmente, esta polis integra de forma complexa o conjunto dos seres humanos existentes no planeta. Esta nova polis mundial será caracterizada pela presença cada vez mais imperativa de novos e inusitados atores políticos: tais como a maquinaria cibernética proliferante e o conjunto dos seres da natureza que se encontram hoje dependentes da ação humana. Destaca-se também a participação decisiva das mulheres e da juventude no espaço público. Neste contexto, propõe-se uma política ecosófica para fazer face às grandes contradições da sociedade contemporânea. É a partir deste novo cenário que se pretende situar as questões políticas de nosso tempo.
Palavras-chave: polis, worldwide, cibernética, ecosofia, complexidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.