O suicídio como violação de um dever de virtude
Resumo
Os modos humanos de morrer são atualmente tema da bioética. Esta reage a uma civilização tecnológica que absorve a ocorrência natural da morte em mecanismos técnicos. As intervenções tecnológicas excluem o suicídio do debate bioético sobre a morte de seres humanos. Diferentemente da bioética, que se limita a examinar as relações de terceiros perante a morte voluntária do indivíduo, a doutrina da virtude kantiana encara o suicídio como violação do dever estrito para consigo mesmo. O artigo expõe as razões que opõem Kant ao suicídio e enquadra sua proibição no conjunto da obra tardia do filósofo alemão.
Palavras-chave: Kant, razão prática, suicídio, doutrina da virtude, teoria kantiana dos deveres.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.