Racionalidade científica contextual: uma proposta
Resumo
A questão da racionalidade da ciência, considerada outrora como ponto pacífico, vem sendo encarada como um problema por muitos pensadores. Uma das principais dificuldades para conceber a racionalidade científica reside na compatibilização de padrões racionais universais e circunstâncias variadas de investigação. No presente artigo, há uma tentativa de compreensão do racional que não o reduza à universalização de critérios investigativos e a razões lógicas e empíricas. Essa forma de compreensão conduz à proposta de uma racionalidade científica contextual. Essa racionalidade seria dependente de circunstâncias em que o pensamento operasse e não imporia a priori princípios determinantes e demarcadores de idéias a serem exploradas e consideradas relevantes à ciência.
Palavras-chave: universalização, interação, contextualidade, racionalidade científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.