Weldon, Pearson, Bateson e a controvérsia mendeliano-biometricista: uma disputa entre evolucionistas
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir uma controvérsia que ocorreu na Grã- Bretanha no período compreendido entre 1902 e 1906 a respeito de teorias sobre hereditariedade. Os principais personagens envolvidos foram, por um lado, o biólogo Walter Frank Raphael Weldon (1860-1906) e o matemático Karl Pearson (1857- 1936) e, por outro, o naturalista William Bateson (1861-1926). A discussão se desenvolveu em revistas científicas, num livro e em cartas, bem como em encontros científicos. Este estudo levou à conclusão de que as raízes da discussão já estavam presentes em situações anteriores envolvendo os participantes, tais como a controvérsia da Cineraria, por exemplo. Além disso, afora as diferenças conceituais e metodológicas, houve outros fatores que contribuíram para o prolongamento da discordância, como a luta pela autoridade no campo da evolução.
Palavras-chave: história da evolução, mendelianos, biometricistas, Bateson, William, Weldon, Walter Frank Raphael, Pearson, Karl.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.