Voltaire, Maupertuis e o debate sobre o princípio de ação mínima no século XVIII: aspectos científicos e extracientíficos

Autores

  • Roberto de Andrade Martins
  • Ana Paula Bispo da Silva

Resumo

Em meados do século XVIII, Pierre-Louis Moreau de Maupertuis propôs o “princípio de ação mínima”, que seria uma lei fundamental da física, além de constituir uma prova da existência de Deus. O trabalho de Maupertuis foi criticado por Samuel König e outros autores da época. Ocorreu uma violenta discussão a respeito desse assunto, da qual participaram Leonhard Euler, o rei Frédéric II da Prússia e Voltaire. Este artigo estuda o debate ocorrido, enfatizando especialmente os aspectos extracientíficos e analisando os interesses que motivaram as ações das pessoas envolvidas nesse episódio.

Palavras-chave: Pierre-Louis Moreau de Maupertuis, François Marie Arouet Voltaire, Johann Samuel König, Frédéric II – rei da Prússia, princípio de ação mínima, história da física, controvérsias científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

MARTINS, R. de A.; SILVA, A. P. B. da. Voltaire, Maupertuis e o debate sobre o princípio de ação mínima no século XVIII: aspectos científicos e extracientíficos. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 8, n. 2, p. 146–169, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/5818. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos