Empirismo e a ontologia das ciências naturais
Resumo
Este artigo examina a questão da construção de objetos nas ciências naturais por meio da análise de textos de Hans Reichenbach e Willard Quine. Mais precisamente, pretende-se mostrar que os objetos científicos não são resultado de uma representação fiel da realidade, mas o resultado de elaborações teóricas, tendo como base a experiência. O empirismo do século XX, apesar de não conceder ao racionalismo que existam estruturas a priori do conhecimento, admite, desde uma perspectiva de aparência convencionalista, a subdeterminação empírica de teorias e a diversidade de possíveis interpretações da experiência. A análise das perspectivas de Quine em relação a compromissos ontológicos e de Reichenbach em relação à mecânica quântica permitem pensar a questão ontológica nas ciências naturais. Por fim, discute-se até que ponto essa questão pode ser explicada desde uma perspectiva empirista.
Palavras-chave: empirismo, ontologia, Hans Reichenbach, Willard Quine, mecânica quântica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.