Édipo filósofo, inocente responsável
Resumo
Sófocles apresenta em duas tragédias (Édipo Tirano e Édipo em Colono) o quadro complexo com que pensar responsabilidade, vontade e culpa em sentidos jurídico, filosófico e religioso. Este artigo contextualiza o documento trágico e a história do indivíduo e do direito ateniense, para então deter-se na análise do caso de Édipo, sobretudo na leitura e comentário de sua fala de defesas, publicada em Édipo em Colono. Ao final, explicitam-se tanto a condição piedosa do autor Sófocles como as ambivalências da condição humana ora mimetizadas.
Palavras-chave: Édipo, indivíduo, responsabilidade, vontade, direito clássico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.