Fenomenologia e cultura: significado crítico e limites da idéia husserliana de Europa
Resumo
O artigo discute o problema da racionalidade transcendental fenomenológica em relação às diferenças culturais, argumentando que a idéia de Europa ou cultura filosófica (universal) pode ser interpretada a partir do conceito ético de responsabilidade, em especial, da resposta a mundos culturais estrangeiros. Neste caso, mais do que um emblema da superioridade do “mundo ocidental” sobre os “outros”, a fenomenologia pode ser compreendida como racionalidade intermonádica e intercultural.
Palavras-chave: fenomenologia, cultura, transcendental, responsabilidade, identidade, diferenças.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.