Sociedade de controle e o controle da exclusão
Resumo
O novo modelo de sociedade que estamos vivendo traduz as características do século XXI: uma sociedade extremamente veloz eletronicamente, lenta em afetos, pálida, agressiva e vulnerável individualmente. Os riscos são constantes, e o totalitarismo se mostra nas práticas de induções das subjetividades. O controle é extremo, e as tecnologias estão cada vez mais invadindo nosso dia-a-dia. Sob os auspícios do discurso da segurança e satisfação dos desejos, as políticas econômicas estão a determinar uma íntima relação com os setores produtivos da segurança, seja ela pública ou privada. Importante relacionar, portanto, as modalidades de violência, as estratégias de poder e as políticas de segurança públicas que permitem a exclusão e a privatização do controle social.
Palavras-chave: sociedade de controle, direitos humanos, biopoder, violência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.