Artigo de Reflexão Filosofia em um novo século
DOI:
https://doi.org/10.4013/5018Resumo
O fato intelectual central da presente era é que o conhecimento cresce. Tal avanço está gradativamente transformando a filosofia, fazendo possível a prática de um novo tipo filosófico. Com o abandono da tendência epistêmica centrada no sujeito, tal filosofia pode ir bem além de qualquer coisa imaginada pela filosofia da metade do século passado. Ela começa não com o ceticismo, mas com aquilo que nós conhecemos acerca do mundo real. Começa a partir de fatos, tais como aqueles determinados pela teoria atômica da matéria e pela teoria evolucionista da biologia, assim como com aqueles fatos tidos como do senso comum, segundo os quais todos nós somos conscientes, possuímos estados mentais intencionais, formamos grupos sociais e criamos fatos institucionais. Uma filosofia como essa é teórica, ampla, sistemática e universal, no que concerne ao seu objeto de análise.
Palavras-chave: conhecimento, filosofia, pós-ceticismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.