O advento dos conceitos de cultura e civilização: sua importância para a consolidação da autoimagem do sujeito moderno
DOI:
https://doi.org/10.4013/5015Resumo
Este texto objetiva retraçar, por meio de uma análise histórico-filosófica, o nascimento das ideias de cultura e civilização no mundo moderno. De um lado, analisa alguns fatores que motivaram o advento de uma nova consciência social na Alemanha pré-romântica, responsáveis, entre outras coisas, pelo advento das noções de Kultur e Bildung; de outro, examina a natureza do discurso filosófico que motivou o surgimento da noção francesa de civilização no século XVIII. Não obstante as suas especificidades conceituais e históricas, que, em princípio, as tornam conceitos bastante diferentes entre si, cultura (Kultur) e civilização são atravessados por uma determinação comum que está ligada ao conjunto de transformações sofridas pelo sujeito moderno na segunda metade do século XVIII.
Palavras-chave: cultura, civilização, Bildung, sujeito, barbárie.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.