Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin

Autores

  • Anita Helena Schlesener

DOI:

https://doi.org/10.4013/5014

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os conceitos de mímesis e infância de Walter Benjamin, expressos em alguns de seus escritos. Neles, o autor coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre a aprendizagem infantil por meio da capacidade mimética. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. O artigo é introdutório e visa acentuar a originalidade de um autor que, no contexto da sociedade europeia de 1916-1940, colocou relevantes questões sobre educação como um processo de capacidade mimética da criança.

Palavras-chave: mímesis, infância, educação, Walter Benjamin.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

SCHLESENER, A. H. Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 10, n. 2, p. 148–156, 2021. DOI: 10.4013/5014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/5014. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos