Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.4013/5014Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os conceitos de mímesis e infância de Walter Benjamin, expressos em alguns de seus escritos. Neles, o autor coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre a aprendizagem infantil por meio da capacidade mimética. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. O artigo é introdutório e visa acentuar a originalidade de um autor que, no contexto da sociedade europeia de 1916-1940, colocou relevantes questões sobre educação como um processo de capacidade mimética da criança.
Palavras-chave: mímesis, infância, educação, Walter Benjamin.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.