Soberania e deslegitimação da democracia
DOI:
https://doi.org/10.4013/4652Resumo
O objetivo desse artigo é entender, de um ponto de vista da filosofia política, alguns motivos que explicam o que se convencionou chamar de a crise de legitimidade da democracia contemporânea. A investigação se centrará na distinção entre os princípios da democracia e aqueles da soberania em sua versão clássica. Para tanto, sobre a compreensão contemporânea da democracia nos orientaremos pela distinção entre poder constituinte e poder constituído, aprofundada por Antonio Negri. Também buscaremos as formulações da soberania nas obras de Bodin e Hobbes para, então, orientados por Rousseau, tentar mostrar em que sentido os princípios da democracia se convertem aos da soberania.
Palavras-chave: democracia, soberania, Estado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.