Variedades do naturalismo moral
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2012.132(suppl).05Resumo
O presente texto pretende fazer um exame das variedades de naturalismo moral, e para isso examinará alguns argumentos anti-naturalistas e anti-realistas. Irá também arguir que teorias existentes podem ser consideradas em duas dimensões, a dimensão metafísica e epistemológica e a dimensão da motivação e da normatividade. Na primeira dimensão está o naturalismo não redutivo e naturalismo redutivo da variedade não analítica. Quanto à segunda dimensão, a dimensão da normatividade e da motivação moral, encontramos o naturalismo internalista, o naturalismo externalista simples e naturalismo externalista com o tratamento padrão da normatividade. Ao final, o texto dirá algumas palavras em favor do realismo moral e de um tipo de naturalismo em específico.
Palavras-chave: naturalismo moral, normatividade, realismo moral, antirealismo moral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.