Esfera pública, senso comum e opinião pública
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2025.263.01Palavras-chave:
Esfera pública, senso comum, opinião pública, redes sociais.Resumo
O problema central deste estudo reside na forma como as transformações estruturais da esfera pública impactam a formação e a mobilização do senso comum, em um cenário em que a comunicação se torna cada vez mais mediada por tecnologias digitais e redes sociais. Com isso, surge a necessidade de refletir sobre as mudanças na esfera pública, a influência da opinião pública e as contradições que emergem desse novo contexto. Este estudo busca examinar essas questões à luz da teoria da esfera pública proposta por Jürgen Habermas. O objetivo desta pesquisa é analisar as principais transformações da esfera pública contemporânea, identificando suas características estruturais e as contradições que surgem em seu novo formato. Além disso, busca-se entender como o senso comum se articula com a opinião pública e quais implicações isso tem para a participação cívica e para o exercício da democracia. Para tanto, será explorada a relação entre esses conceitos, destacando suas influências e tensões nas práticas sociais e políticas atuais. A análise tem por base a reconstrução da noção de esfera pública em Habermas e as características da nova mudança estrutural da esfera pública. Apresentamos as contradições da ‘nova esfera pública’ habermasiana, questionando a viabilidade de uma esfera pública realmente democrática. A partir desta avaliação explicitamos a relação entre o senso comum, como uma forma de conhecimento massivo e intuitivo, e a opinião pública, investigando como ela é um fenômeno da contradição da opinião em sua expressão imediata. Então, o senso comum e a opinião sofrem o impacto das tecnologias de comunicação nesse processo.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Agemir Bavaresco, Oscar Pérez Portales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.








