G. W. Leibniz sobre a irracionalidade da existência do espaço homogêneo na correspondência com Samuel Clarke
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2025.263.11Palavras-chave:
G. W. Leibniz, espaço absoluto, razão suficiente, identidade dos indiscerníveis.Resumo
O artigo avança a hipótese de que, na Correspondência com Samuel Clarke, os argumentos de G. W. Leibniz que estabelecem que o espaço absoluto contrariaria o Princípio da Razão Suficiente e o Princípio da Identidade dos Indiscerníveis não incide diretamente sobre a sua existência absoluta. Defende-se que a homogeneidade, não a existência absoluta do espaço, entraria em conflito com ambos os princípios.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinícius França Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.








