Naturalismo semântico e a normatividade do significado
contra o prescritivismo semântico
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2025.262.12Palavras-chave:
normatividade do significado, naturalismo semântico, prescritivismo semântico, anti- prescritivismo semântico.Resumo
O slogan “o significado é intrinsecamente normativo” é considerado por diversos filósofos como capturando uma característica essencial do significado linguístico. A normatividade do significado supostamente constitui um pré-requisito para teorias do significado. Em particular, tem-se objetado que teorias naturalistas do significado são falhas, posto que fatos semânticos são normativos, enquanto fatos naturais são descritivos. O objetivo deste artigo é avaliar duas teses conflitantes quanto à normatividade do significado, a saber, o prescritivismo e o antiprescritivismo semântico. Primeiramente, mostramos que apenas o prescritivismo semântico ameaça o naturalism semântico. Posteriormente, argumentamos a favor do antiprescritivismo semântico e mostramos que o principal argumento a favor do prescritivismo semântico – o argumento simples – é falho. Nossa conclusão é que a viabilidade do naturalismo semântico não é ameaçada pela normatividade do significado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sérgio Farias Souza Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.