John Locke:
da leitura liberal aos valores republicanos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2025.261.03Palavras-chave:
John Locke, liberal, republicanismo.Resumo
O objetivo deste artigo é relacionar o Second Treatise à tradição republicana inglesa. Para levá-lo a cabo, ele está dividido em duas partes: na primeira, serão reconstituídos os principais argumentos da leitura liberal lockiana, a partir de dois de seus maiores defensores, Strauss e Macpherson, por terem causado grande impacto nas interpretações das últimas décadas; na segunda, pretendemos demonstrar os traços essenciais do republicanismo de Locke no Second Treatise. A inteireza do texto se dá quando Locke opera a passagem do indivíduo, preocupado consigo e com os seus bens, para uma conduta moral incorporada à promoção do bem público (public good), como ele sustenta no Second Treatise (II, 131, 135 e 159). A partir desse ponto, podemos lê-lo pelo viés republicano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Carlos dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.