Reflexões sobre o futuro da inteligência artificial
uma entrevista com Luciano Floridi
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.15Palavras-chave:
Luciano Floridi, inteligência artificial, futuro da humanidade.Resumo
Nesta entrevista, mergulhamos nas reflexões de Luciano Floridi, uma figura proeminente na filosofia contemporânea e pioneiro na filosofia da informação. Reconhecido globalmente, Floridi desempenha um papel crucial na abordagem das implicações éticas das tecnologias digitais. O diálogo abrange temas cruciais da inteligência artificial, explorando o "Singularitarismo" e questionando se as perspectivas evoluíram com a ascensão da IA generativa. A discussão se estende aos modelos de linguagem de grande porte, destacando a falta de raciocínio real e a desconexão entre agência e inteligência. A entrevista destaca a importância do desenvolvimento da inteligência e do pensamento crítico diante dos desafios apresentados pelo ChatGPT, abordando preocupações sobre possíveis declínios cognitivos. Quanto ao futuro da inteligência artificial, Floridi delineia questões fundamentais no GELSI, mapeando implicações para governança, ética, legalidade e sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Murilo Karasinski; Kleber Bez Birolo Candiotto; Murilo Mariano Vilaça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.