Entre arte, filosofia do design e design filosófico-hermenêutico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2023.242.09

Palavras-chave:

filosofia do design, design filosófico-hermenêutico, Hans-Georg Gadamer, design ontológico, história do design.

Resumo

Em um primeiro momento, relacionar filosofia e design não parece algo muito comum, mas há vários elementos que possibilitam desenvolver tal hipótese para além do contexto da filosofia da técnica. Neste artigo, o objetivo principal é explorar alguns aspectos do design no mundo e no Brasil, enfatizando o quanto suas bases dialogam com princípios da hermenêutica filosófica de Gadamer. Para tal, na primeira seção, desenvolvo uma análise bibliográfica da história do design, expondo suas raízes na arte e na arquitetura, assim como a passagem do design afirmativo à filosofia do design. Na segunda seção, abordo alguns estudos sobre design e filosofia no intuito de sustentar a formação do design crítico-especulativo a partir da arte contemporânea para, posteriormente, tratar da hipótese principal do estudo, isto é, de que há um ganho muito interessante ao relacionar estudos da hermenêutica ga- dameriana no que chamo de design filosófico-hermenêutico, que permite pensar a história, identidade e pré-conceitos ontológicos do design e expandir horizontes da hermenêutica filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Kussler, UERGS

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Pesquisador de Pós-Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

KUSSLER, L. M. Entre arte, filosofia do design e design filosófico-hermenêutico. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 24, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.4013/fsu.2023.242.09. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/25683. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossier