Entre arte, filosofia do design e design filosófico-hermenêutico
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2023.242.09Palavras-chave:
filosofia do design, design filosófico-hermenêutico, Hans-Georg Gadamer, design ontológico, história do design.Resumo
Em um primeiro momento, relacionar filosofia e design não parece algo muito comum, mas há vários elementos que possibilitam desenvolver tal hipótese para além do contexto da filosofia da técnica. Neste artigo, o objetivo principal é explorar alguns aspectos do design no mundo e no Brasil, enfatizando o quanto suas bases dialogam com princípios da hermenêutica filosófica de Gadamer. Para tal, na primeira seção, desenvolvo uma análise bibliográfica da história do design, expondo suas raízes na arte e na arquitetura, assim como a passagem do design afirmativo à filosofia do design. Na segunda seção, abordo alguns estudos sobre design e filosofia no intuito de sustentar a formação do design crítico-especulativo a partir da arte contemporânea para, posteriormente, tratar da hipótese principal do estudo, isto é, de que há um ganho muito interessante ao relacionar estudos da hermenêutica ga- dameriana no que chamo de design filosófico-hermenêutico, que permite pensar a história, identidade e pré-conceitos ontológicos do design e expandir horizontes da hermenêutica filosófica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Kussler

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.