A concepção de tempo no Confucionismo Clássico:
a correspondência e interação entre o tempo da história e o tempo da ética
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2023.242.05Palabras clave:
filosofia do tempo, tempo da história, tempo da ética, Confucionismo Clássico.Resumen
Este artigo aborda os dois tipos de concepção do tempo, a saber, o tempo da história e o tempo da ética. A primeira é uma concepção de tempo que se vê ou situa a própria vida na ou com a história, enquanto a segunda é um tempo da nossa vida pessoal interrompida pela intervenção do outro e pelo significado ético que o acompanha. Este artigo argumenta que o confucionismo clássico tem especificações interessantes dessas duas concepções de tempo. Em particular, mostra uma correspondência e interação entre os dois. Então, não é difícil alcançar o que nossa tradição tem buscado por meio de práticas éticas, e a tradição, por sua vez, nos incita a sermos éticos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Yat-hung Leung

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.