Caráter, virtude e situacionismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2021.223.01

Resumo

Este texto pretende apontar aspectos da agência moral aristotélica, que pressupõe que existe algo, o caráter, que sustenta a existência de linhas robustas do ponto de vista do comportamento, moral, da nossa constituição moral, e que acaba por definir o modo pelo qual agimos, e, por conseguinte, operando como algo que realmente nos define. Essa noção de caráter é majoritária entre os comentadores de Aristóteles, ainda que interpretações distintas possam ser defendidas sobre o alcance dessa disposição de caráter em Aristóteles. Tal concepção grassou ao longo dos tempos, mas vem sendo questionada – ao menos sua leitura mais tradicional - por estudos recentes acerca da psicologia social, que atenua ou rejeita a ideia de um caráter que sustente a nossa agência moral, afirmando que não é este, mas as situações que determinam o agir. Nessa perspectiva, temos especialmente Nisbet, Ross, Doris e Harman, os quais, a partir dos resultados concernentes à psicologia social experimental, chegam a afirmar que não haveria isto que entendemos por caráter, o que implicaria em um sério problema para a conhecida ética das virtudes, já que esta requer, na maior parte de suas formulações, a ideia de um caráter absolutamente robusto (Harman), que nos permitiria prever o comportamento de um agente em uma dada circunstância (Doris).

Palavras-chave: Aristóteles, caráter, virtude, situacionismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Hobuss, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduacao em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-11-01

Como Citar

HOBUSS, J. Caráter, virtude e situacionismo. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 22, n. 3, p. 1–18, 2021. DOI: 10.4013/fsu.2021.223.01. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/23955. Acesso em: 20 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos