Platão e Hermes na profetologia de Mani: uma possível adaptação ao ambiente teúrgico
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2022.231.04Resumo
Este artigo tem como objetivo a apresentação de conjecturas que possam explicar a inclusão de Platão e Hermes como arautos de Mani no testemunho de Efrém da Síria. Essa incorporação deve ser situada no contexto filosófico e religioso da Síria, que foi influenciado tanto pela filosofia helenística quanto pelas tradições religiosas asiáticas. Portanto, seria melhor buscar um ambiente religioso e filosófico no qual Platão e Hermes estivessem associados.
Palavras-chave: Maniqueísmo, apocalipticismo, teurgia, misticismo de Merkabah, platonismo tardio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Paulo Dantas, Gabriele Cornelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.