Culpa e responsabilidade: um diálogo entre Karl Jasper & Eric Weil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2021.222.08

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar um diálogo entre Karl Jaspers e Eric Weil por meio dos conceitos de culpa e responsabilidade política. Nossa proposta consiste em analisar o tipo de violência que Weil descreve como a obra do nazismo e que pode ser cotejada com o contexto da culpa política apresentada por Jaspers. Após trabalhar o conceito de violência pura, conforme definido por Weil, o passo posterior é discutir os quatro conceitos de culpa de Karl Jaspers e relacionar a culpa política com a responsabilidade política descrita por Eric Weil. Finalmente, procura-se esboçar algumas considerações sobre os perigos da violência pura. Para tanto, nos servimos, sobretudo do pensamento de Karl Jaspers e Eric Weil, entretanto, recorrendo eventualmente a outros autores que se mostrem adequados aos propósitos do artigo. Como a violência pura sempre permanece uma possibilidade, a democracia deve ser fortalecida para evitá-la.

Palavras-chave: Responsabilidade, culpa, política, violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Benevides Soares, Faculdade Católica de Fortaleza, CE

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Filosofia da Faculdade Católica de Fortaleza. Membro do Grupo de Trabalho Eric Weil e a Compreensão do Nosso Tempo da ANPOF.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

SOARES, D. B. Culpa e responsabilidade: um diálogo entre Karl Jasper & Eric Weil. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 22, n. 2, p. 1–13, 2021. DOI: 10.4013/fsu.2021.222.08. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/20705. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos