Berkeley e Mandeville: religião e moralidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/1004Resumo
O objetivo deste texto é analisar o debate entre Berkeley, na obra Alciphron, e Mandeville, na “A fábula das abelhas” e “Carta para Dion”, tendo como centro da discussão as questões indiretamente levantadas por Berkeley para seu oponente: Na sociedade pensada por Mandeville ou em seu sistema social, político e econômico, haveria um lugar para a religião? E, se há algum lugar, qual seu papel? Sem a religião, o que fundamentaria a moralidade na vida social?
Palavras-chave: Berkeley, Mandeville, moralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.